terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Um fato curioso chama a atenção – O Pico do Cabugi estaria entrando em erupção?

O Pico do Cabuji (tupi-guarani cabuji, 'peito de moça'; conhecido também como "Serra do Cabuji" ou "Serrote da Itaretama", que significa "região de muitas pedras" em tupi), é, segundo fontes não cientificas, o único vulcão extinto do Brasil que, até hoje, apresenta sua forma original.
Possui 590 metros de altitude, e está localizado no Parque Ecológico Estadual do Cabugi no município de Angicos, no estado do Rio Grande do Norte. Passagem obrigatória entre Natal e Mossoró, as duas principais cidades do estado, sua imagem (Serra do Cabuji), bastante difundida no estado potiguar, é praticamente um de seus símbolos informais, a ponto de que cabuji seja utilizado como metonímia ao Rio Grande do Norte.
Composto principalmente por rochas basálticas alcalinas intrusivas, está associado a importante evento magmático terciário da região, responsável por diversos corpos rochosos espallhados pelo estado do Rio Grande do Norte. Sua idade isotópica é uma das mais mais recentes das rochas ígneas brasileiras (aproximadamente 19 milhões de anos). Sua forma parecida de domo de lava é devido à erosão diferencial, pois a rocha constituinte não é riolito ou dacito, mas sim, álcali olivina basalto. A rocha contêm xenólitos ultramáficas originado do manto .
  O pesquisador Lenine Pinto chega a defender que o Brasil foi descoberto em Touros e que o verdadeiro Monte Pascoal é o Pico do Cabuji. 
  Será que os fenômenos naturais vão iniciar no Rio Grande do Norte? A depender do que andam sendo vistos na cidade de Lajes, sim. Moradores das proximidades do monte Cabugi, teriam visto fumaça no topo do monte.
Em razão do fato, equipes de jornalistas de várias partes do Brasil estariam a caminho do Rio Grande do Norte, para cobrir o fato.
O monte Cabugi é o ponto mais alto do Estado do RN, com formação rochosa de milhões de anos e é, na verdade, um vulcão adormecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário