terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Por onde anda a Vice-Prefeita?


Bem verdade que a princípio, o único papel relevante que cabe ao vice é precipuamente eleitoral. A escolha da pessoa para ocupar tal cargo está relacionada, quase que exclusivamente, às alianças formadas entre os partidos. Contudo, recentemente, temos observado que os vice's (prefeitos, governadores, presidentes) tem se destacado por chamarem para si ainda mais responsabilidades. Compreendemos isso como uma resposta do candidato eleito à sociedade; afinal de contas ninguém em sã consciência (porque há os que não tem consciência em absoluto) elege alguém (mesmo sendo vice) para todo mês receber seu salário e não trabalhar.

Notem que o José Alencar, vice do Lula, assumiu um papel de destaque no governo, principalmente nas articulações e acordos junto ao setor produtivo nacional. Já Iberê, vice de Wilma Maia, destacou-se por seu trabalho em uma das secretarias do Estado. Fabrício Torquato também tem mostrado serviço à frente da Secretaria de Saúde em Pau dos Ferros.

Aqui em Portalegre, nem de longe, vemos os lindos olhos da vice-prefeita. Lembro-me que à época da escolha, da então recém graduada em Direito, li um texto (não lembro se era um comentário em um texto) de Edilene Jales (infelizmente já falecida). Na oportunidade Edilene criticava os que não concordavam com a escolha de Laura Brunet. Atribuía as críticas ao fato de ela ser mulher e a defendia por considerá-la capaz, argumentando que sua juventude poderia inovar na administração local.

Confesso que fiquei revoltado com o que Edilene defendera naquele momento. Respondi ao comentário afirmando que toda a população estaria nas mãos de articulações políticas individuais, que não refletiam a vontade do povo. Logo, qualquer que fosse o nome indicado pelo ex-prefeito Neto da Emater, (naquele contexto) mesmo que fosse um poste, seria eleito vice-prefeito(a). (P.S.: Se o amigo Edielson Soares encontrar a postagem em questão em seus arquivos por favor me informe).

Com o passar do tempo, infelizmente, pude comprovar que eu estava correto. Não tenho conhecimento que a vice-prefeita estabeleceu-se por aqui desde a sua eleição. Sua vinda a cidade tem se resumido ao comparecimento em eventos (principalmente com a presença de políticos de renome no Estado) e festas locais. Trabalho que é bom, até que mostrem o contrário, nada!

Nesse momento de crise, vivenciada pela administração local, talvez a juventude e as “novas ideias” da vice pudessem, de alguma forma, contribuir para que essas dificuldades sejam contornadas. Contudo, acredito que, no fundo, acha-se que todos os portalegrenses são palhaços (quem sabe eu não compro um nariz vermelho). Concluo com a triste constatação de que temos uma vice-prefeita (linda) fantasma, todos sabem que existe, mas ninguém a vê.
P.S.: A foto da vice-prefeita, que encontra-se no topo dessa postagem, ao que nos parece é do material de divulgação de sua campanha e não está hospedado em nosso blogue, estando hospedado no endereço http://oestepotiguar-portalegre.blogspot.com/2010/03/prefeitos-de-portalegre-de-1929-2010.html.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário