sábado, 27 de novembro de 2010

Surto de dengue no Alto Oeste está deixando a população com medoSurto de dengue no Alto Oeste está deixando a população com medo

Em Pau dos Ferros, cerca de 650 pessoas tiveram a suspeita da doença. No último domingo, um jovem de 13 anos morreu.

Maria da conceição está com dengue. Ela faz parte da dura estatística do município que tem registrado, desde julho casos de doença. Já foi internada duas vezes só essa semana.
- Você sente dor de você pensar assim que vai morrer. Até por sinal eu estou com a barriga inchada, e eu tenho medo de chegar ao ponto de ser uma dengue hemorrágica – revela a dona de casa, Maria da Conceição.
A irmã Maria das Graças também já foi vítima do mosquito. na casa onde mora quase todos já pegaram a doença
- São cinco pessoas e quatro já tiveram a dengue - afirma Maria das Graças Duarte.
A mãe, dona Paulina, tem 81 anos. Foi a única da casa que ainda não ficou doente. Mas teme pelo pior.
Bem ao lado da casa da família, num terreno do vizinho, situações como esta podem explicar a proliferação do mosquito. O bairro São Benedito, onde elas moram, segundo a secretaria de saúde do município, é um dos mais afetados pelo surto.
De julho para cá o hospital regional aqui de Pau dos Ferros notificou cerca de 650 casos de dengue. Nessa mesma época do ano passado foram registrados apenas 60 casos. Números que também tem preocupado os profissionais de saúde
- Nós abrimos cinco leitos para receber esse paciente com dengue mais grave, quando esse leitos estão completamente ocupados a gente utiliza uma outra clínica que é destinada a ortopedia, que tem mais quatro leitos .E tem dias que esse nove leitos são insuficientes para atender a demanda – explica Neuman Azevedo, diretora do hospital regional de Pau dos Ferros
No último domingo (21) um jovem de 13 anos, Evan Vitor Dias Nascimento, deu entrada no hospital, vítima de dengue e não resistiu. É a primeira morte depois do surto. A diretora do hospital disse que 95% dos pacientes são de Pau dos Ferros e já pediu reforço de medicação por causa da grande demanda de pacientes.
- É importante citar a questão so sorotipo que está circulando no município atualmente, que de acordo com as avaliações foi identificado que é o sorotipo I , que circulou aqui há muito tempo, então pegou uma população muito suscetível ao vírus. Por isso que teve tanta incidência em crianças, e também a questão da população não está de certa forma, contribuindo com o trabalho de dengue, claro que tem muitas pessoas conscientes que cuidam das suas casas, mas em contrapartida tem outras que estão deixando a desejar - esclarece Carla da Silva Queiroz, coordenadora de vigilância e saúde/Pau dos Ferros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário