segunda-feira, 11 de abril de 2011

CONHEÇA PORTALEGRE/RN/BRASIL

 Conheça um pouco da beleza dessa linda cidade que se chama Portalegre.
ATRATIVOS TURISTICOS
Os atrativos que seguem são os mais visitados, alguns com um maior grau de dificuldade, como o Talhado, para aventureiros.


CACHOEIRA DO PINGA – Ao subir a Serra o visitante se depara com um dos encantos oferecidos pela natureza portalegrense, trata-se da Cachoeira do Pinga, de água pura e cristalina, perene (ano todo), com 96 metros de altura. A estruturação da trilha é feita com pontes em madeira que facilita o acesso dos visitantes, cujo percurso é orientado pela água corrente, frondosas árvores da mata nativa, cipós, pedras e animais silvestres que compõem a paisagem. Ao chegar ao pé da cachoeira o ambiente nos remete a momentos de paz e harmonia com a natureza. Fica a 2,5 km, partindo do centro da cidade.

TORRES – As chamadas “Torres” são na realidade formações rochosas que passaram por vários períodos geológicos, sendo o primeiro de aproximadamente 90 milhões de anos. As rochas são sedimentares e metamórficas, tão peculiares que lembram verdadeiras torres de castelos medievais, daí sua denominação. As pequenas pedras encravadas na rocha são decorrentes de enxurradas acontecidas há milhões de anos, enquanto a rocha se petrificava. Encantam pelo tamanho, pelas crateras e fendas, um conjunto que aguça a imaginação de aventureiros. De cima das “Torres” cerca de 645 metros de altitude, tem-se uma visão panorâmica do sertão e demais serras vizinhas. O acesso é feito por trilhas com cerca de 40 minutos de caminhada (03 km) a partir do centro da cidade. Não é propícia ao rapel (são sedimentares), sendo, pois, ideal para contemplação e estudos.


FONTE DA BICA – A Fonte da Bica é formada por várias nascentes de água mineral pura e cristalina (dizem até ser a melhor do Rio Grande Norte, o que para nós, portalegrenses não é supresa ), brotando naturalmente do solo, é referencial para os nativos e visitantes, ideal para programas de lazer e relaxamento. Mantém ainda um pouco da vegetação nativa.
Localizada a cerca de 400 m do centro da Cidade, foi palco de um relevante fato que desencadeou na tradição lendária da índia Luíza Cantofa e sua neta Jandy. “Cantofa foi assassinada no momento em que rezava o Ofício a Nossa Senhora, tendo Jandy presenciado a tudo, conseguiu escapar ilesa, não sendo mais encontrada”. Em função disso contam que o local é mal assombrado. Os transeuntes que dali se aproximam ouvem rezar o Ofício de Nossa Senhora, nas horas mortas da noite e pela madrugada, ouve-se um som semelhante a voz de quem canta ou chora, dizem os nativos, ser a voz de Cantofa e o choro de Jandy.
Estrutura de apoio: estacionamento, restaurante, banheiros, telefone público.

TALHADO - Local aprazível, propício ao ecoturismo e ao turismo de aventura (prática do rapel). Há corredeiras, onde se formam pequenas e grandes quedas d’água com mais de 100 m de altura(intermitentes). Melhor período de visitar é no inverno, onde há bastante água. Fica no Sítio Bom Jardim, a 13 km a partir do centro da cidade. Vai-se de carro até a localidade do Bom Jardim, e depois segue-se a pé por uma trilha, cuja caminha dura aproximadamente 800 metros. Tem-se ampla visão de cidades abaixo no Sertão e serras do Ceará.

MIRANTE BOA VISTA - Fica a 500 metros a partir do Centro da Cidade, ambiente aprazível, com uma bela vista panorâmica da serra e do sertão abaixo, a noite o frio deixa o ambiente ainda mais romântico um convite aos amantes do vinho. Possui restaurante, serve comida regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário