ATRATIVOS TURISTICOS
Os atrativos que seguem são os mais visitados, alguns com um maior grau de dificuldade, como o Talhado, para aventureiros.
CACHOEIRA DO PINGA – Ao subir a Serra o visitante se depara com um dos encantos oferecidos pela natureza portalegrense, trata-se da Cachoeira do Pinga, de água pura e cristalina, perene (ano todo), com 96 metros de altura. A estruturação da trilha é feita com pontes em madeira que facilita o acesso dos visitantes, cujo percurso é orientado pela água corrente, frondosas árvores da mata nativa, cipós, pedras e animais silvestres que compõem a paisagem. Ao chegar ao pé da cachoeira o ambiente nos remete a momentos de paz e harmonia com a natureza. Fica a 2,5 km, partindo do centro da cidade.
TORRES – As chamadas “Torres” são na realidade formações rochosas que passaram por vários períodos geológicos, sendo o primeiro de aproximadamente 90 milhões de anos. As rochas são sedimentares e metamórficas, tão peculiares que lembram verdadeiras torres de castelos medievais, daí sua denominação. As pequenas pedras encravadas na rocha são decorrentes de enxurradas acontecidas há milhões de anos, enquanto a rocha se petrificava. Encantam pelo tamanho, pelas crateras e fendas, um conjunto que aguça a imaginação de aventureiros. De cima das “Torres” cerca de 645 metros de altitude, tem-se uma visão panorâmica do sertão e demais serras vizinhas. O acesso é feito por trilhas com cerca de 40 minutos de caminhada (03 km) a partir do centro da cidade. Não é propícia ao rapel (são sedimentares), sendo, pois, ideal para contemplação e estudos.
FONTE DA BICA – A Fonte da Bica é formada por várias nascentes de água mineral pura e cristalina (dizem até ser a melhor do Rio Grande Norte, o que para nós, portalegrenses não é supresa ), brotando naturalmente do solo, é referencial para os nativos e visitantes, ideal para programas de lazer e relaxamento. Mantém ainda um pouco da vegetação nativa.
Localizada a cerca de 400 m do centro da Cidade, foi palco de um relevante fato que desencadeou na tradição lendária da índia Luíza Cantofa e sua neta Jandy. “Cantofa foi assassinada no momento em que rezava o Ofício a Nossa Senhora, tendo Jandy presenciado a tudo, conseguiu escapar ilesa, não sendo mais encontrada”. Em função disso contam que o local é mal assombrado. Os transeuntes que dali se aproximam ouvem rezar o Ofício de Nossa Senhora, nas horas mortas da noite e pela madrugada, ouve-se um som semelhante a voz de quem canta ou chora, dizem os nativos, ser a voz de Cantofa e o choro de Jandy.
Estrutura de apoio: estacionamento, restaurante, banheiros, telefone público.
TALHADO - Local aprazível, propício ao ecoturismo e ao turismo de aventura (prática do rapel). Há corredeiras, onde se formam pequenas e grandes quedas d’água com mais de 100 m de altura(intermitentes). Melhor período de visitar é no inverno, onde há bastante água. Fica no Sítio Bom Jardim, a 13 km a partir do centro da cidade. Vai-se de carro até a localidade do Bom Jardim, e depois segue-se a pé por uma trilha, cuja caminha dura aproximadamente 800 metros. Tem-se ampla visão de cidades abaixo no Sertão e serras do Ceará.
MIRANTE BOA VISTA - Fica a 500 metros a partir do Centro da Cidade, ambiente aprazível, com uma bela vista panorâmica da serra e do sertão abaixo, a noite o frio deixa o ambiente ainda mais romântico um convite aos amantes do vinho. Possui restaurante, serve comida regional.
Fonte: P. M. de Portalegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário